Prefeitura










Transmatoz fiscaliza trânsito com motopatrulha. A partir do dia 17 de junho, a fiscalização de trânsito de Matozinhos vai contar com a utilização de uma motopatrulha da prefeitura (modelo XRE 300 HONDA).

Essa fiscalização motorizada será realizada em caráter experimental, atuando inicialmente em pontos e horários específicos (veja quadro).

Segundo a Secretaria Municipal de Defesa Social, o objetivo é dar mais agilidade ao trabalho de fiscalização desenvolvido pelos agentes de trânsito da Transmatoz (Diretoria de Trânsito e Transportes).

  
Inscrições abertas para o transporte universitário intermunicipal




A prefeitura de Matozinhos, assim como as demais prefeituras, se vê em sérias dificuldades financeiras. Dessa forma, a manutenção do transporte universitário intermunicipal está comprometida.
Contudo, o Prefeito recomendou a toda equipe que fizesse esforço para manter o transporte funcionando nesse 2º semestre do ano em curso para que os alunos que necessitem realmente desse serviço tenham tempo de se adaptar ao cancelamento do serviço a partir de janeiro de 2011.

A partir de agosto, serão disponibilizadas no máximo 180 vagas para Sete Lagoas e 135 para Belo Horizonte, ressaltando que o ponto de partida e chegada dos ônibus em Matozinhos é na Praça Bom Jesus e no terminal rodoviário das respectivas cidades, admitindo-se apenas pontos ao longo do percurso.

A prefeitura de Matozinhos informa que o prazo de inscrição terá inicio em 1º de julho de 2010 e encerramento, impreterivelmente, no dia 20 de julho. As inscrições serão realizadas somente através do site da Prefeitura www.matozinhos.mg.gov.br.
Os dados informados serão alvos de análise de equipe específica que concluirá com uma relação daqueles que obtiverem aprovado o benefício do transporte universitário gratuito. O resultado será divulgado no próprio site.

A Prefeitura de Matozinhos agradece a cooperação e a compreensão de todos.


Formatura do Pró-letramento reúne educadores municipais


No último sábado, dia 19 de junho, a Secretaria Municipal de Educação realizou no Palácio da Cultura a solenidade de formatura da segunda turma de professores da rede municipal de ensino no Pró-Letramento, programa realizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Foram 100 formandos de 17 instituições da cidade: 50 professores fizeram o curso em Linguagem e Alfabetização e 50 fizeram o curso em Matemática (ambos direcionados aos anos iniciais do ensino fundamental). Os cursos de formação continuada oferecidos pelo programa tiveram duração de 120 horas com encontros presenciais e atividades individuais com duração de oito meses (setembro/2009 a maio/2010).

O pró-letramento em Matozinhos foi implantado em 2008 com a realização da formatura do primeiro módulo em 2009. Como nem todos os participantes finalizaram as duas matérias, foi criada essa nova turma para um revezamento: quem antes só havia feito o curso de português, agora finalizou também o de matemática e vice-versa.

Programa

O Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação - é um programa de formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática.

O programa é realizado pelo MEC, em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. Podem participar todos os professores que estão em exercício, nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas.

O Pró-Letramento prevê uma estrutura organizacional que funciona de maneira integrada. São parceiros: o Ministério da Educação, as universidades da Rede Nacional de Formação Continuada e os sistemas de ensino.