sexta-feira, 23 de julho de 2010

Entrevista com Dr. Alexandre Vianna da área da saúde mental FOLHA: Dr. Alexandre, o senhor uma pessoa muito tradicional, principalmente o Folha Popular sabe que o senhor tem aqui na cidade de Capim Branco, conterrâneo nosso, vizinho do nosso município e tem muitos amigos na cidade de Matozinhos. O senhor poderia poderia falar um pouquinho para os nossos leitores e apresentar aos nossos leitores quem é o Dr. Vianna? A.V.: Olha eu trabalho na área da saúde mental da psiquiatria, nós já atendemos aqui em Matozinhos pela secretaria de saúde e em consultório. Então, nós temos um atendimento já na região, trabalhei já e trabalho em Vespasiano, Lagoa Santa, na nossa região aqui. Então meu interesse é trazer saúde e principalmente dizer que saúde é direito, porque eu estou no 9º período de direito. Assim nós temos que trabalhar em função das pessoas, em função do direito das pessoas. Porque eu acho que o direito e a saúde no Brasil têm sido deixados em um plano que nem vou falar em segundo e terceiro plano, está pior do que isso. Eu quero trabalhar nessa área. FOLHA: Matozinhos está carente realmente na questão da saúde, o povo anda reclamando muito por mais que o prefeito municipal faça as coisas para a melhoria da saúde e isso não é só em Matozinhos, isso é no Brasil inteiro não é Dr.?. Agora, atualmente é... vamos sair um pouquinho da saúde, vamos colocar a questão das amizades, me parece também que o senhor tem um conhecimento muito grande com um comerciante que é nosso amigo, que é leitor do Folha Popular, qual é o nome desse cidadão?, manda um recado para ele. A.V.: Quero mandar um abraço para o tio Toninho, para a Dani, minha irmã que convive muito com eles aí. Minha irmã tem 10 ou 15 anos de convivência em Matozinhos. Então, eu tenho muitos amigos dentro de Matozinhos, é um pesssoal que nós sempre estivemos juntos, na Copa nós estamos lá, no carnaval nós estamos lá. Porque a gente sai de Capim Branco para aproveitar Matozinhos, são essas pessoas que eu guardo com carinho e não só tio Toninho e a Dani, mas outras pessoas como meus pacientes, que são muitos, que são diversos pacientes em Matozinhos. FOLHA: E Capim Branco?. O senhor tem muito tempo, pela nossa conversa, que o senhor tem deixado de estar lá e isso é devido aos ossos do ofício da profissão Dr.?, o descanso, o lazer, como é que fica? A.V.: É correria, está muita correria. Mas às vezes eu vou, porque nós temos um sítio lá que tem mais de 30 anos, conhecemos também muita gente lá em Capim Branco, mas é a correria do dia-a-dia, direito e medicina é complicado. Eu faço um programa na rádio favela segunda de 11:30h a 13h e terça de 11:30h a 13h também. Se o pessoal quiser entrar, na segunda Direito em Ação e na terça-feira Medicina em Ação. Está no blog, está no meu blog, você pode escutar ao vivo. FOLHA: O senhor na saúde mental, a gente tem visto um pouco de carência lá em Matozinhos, o pessoal está meio carente do atendimento, alguma coisa. Caso venha precisar de pelo menos um acessoramento, um assistência do senhor, o senhor poderia mandar um recado para o pessoal lá da saúde mental?, os diretores, as pessoas que estão tomando a frente desse projeto de cuidar do doente mental que é uma coisa muito aprazível? A.V.: Olha, eu estou a disposição para qualquer ação dentro da saúde mental de Matozinhos como de qualquer cidade da região. O CAPS por exemplo o centro de assistência psico-social que geralmente isso é do governo federal, nós podemos implantar, isso é direito, por isso que eu digo, isso é direito a saúde. Inclusive falar que está faltando remédio, não, o remédio é orçamento do governo federal, é extra-teto municipal, quer dizer, não tem que estar só dentro do teto municipal. Então é isso que a gente quer trabalhar, é por isso que a gente quer lutar. FOLHA: Bom, caso precisam, caso queiram entrar em contato, falar com o Dr. Alexandre Viana, a gente sabe que o senhor tem amigos também em Pedro Leopoldo, o senhor é uma pessoa muita querida. O senhor pode deixar aí um contato Dr.? A.V.: Claro. O pessoal pode mandar e-mail para mim: doutoralexandrevianna@gmail.com, o celular é 9999-9216 ou 9263-6789. FOLHA: Bom, fechando essa entrevista, tem mais alguma coisa?, fique a vontade e aí o quê o senhor achar que deva para que o nosso leitor conheça melhor ainda mais o senhor? A.V.: É o meu trabalho, eu não sou político de carreira, fui convidado por vários setores da área de saúde para estar representando os mineiros. Eu quero deixar um recado que não é meu, isso é de um cara muito legal que foi o Martin Luther King que ele dizia o seguinte: ``O que incomoda a gente não é o grito dos corruptos, o grito dos sem ética, o grito dos desonestos. O que mais deve incomodar a gente é o silêncio dos bons.´´ Então não que eu esteja me colocando como bom, mas acho que ética, trabalho sério, dignidade, sempre nortearam minha vida e eu não abro mão disso. Assim, se o eleitor quiser dar um voto de qualidade e quiser pesquisar no blog, nós estamos aí para mostrar que nosso trabalho é sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário